O Amazonas vive um momento delicado na luta para permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira (10), pela 36ª rodada, a equipe acabou derrotada por 1 a 0 pelo Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O gol da partida foi marcado por Léo Gamalho, em cobrança de pênalti.
Como foi o jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Amazonas começou melhor. Logo aos cinco minutos, Kevin Ramírez tabelou com Henrique Almeida e finalizou com perigo, obrigando o goleiro Victor Souza a defender. Pouco depois, Erick Varão também arriscou de fora da área, assustando novamente a defesa paulista.
O Botafogo-SP respondeu aos 23 minutos, quando Jefferson Nem chutou forte pela esquerda, mas Renan fez boa defesa. Aos 34, Alejo Dramisino também tentou de longe, e novamente o goleiro do Amazonas trabalhou bem. A Onça-pintada ainda teve outra boa chance antes do intervalo, com Ramírez arriscando de canhota, mas Victor Souza evitou o gol. O primeiro tempo terminou sem alteração no placar.
Na volta para a segunda etapa, o Amazonas começou novamente levando perigo. Aos cinco minutos, Henrique Almeida ajeitou de peito e Kevin Ramírez finalizou de primeira, acertando a trave.
Mas quem abriu o placar foi o Botafogo-SP. Após Dramisino ser derrubado na área por Carlos Akapo, o árbitro marcou pênalti. Léo Gamalho cobrou, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol. 1 a 0 para os donos da casa.
O Amazonas teve chance clara para empatar: Henrique Almeida encontrou Ramírez novamente livre, mas o uruguaio parou em grande defesa de Victor Souza. Já nos acréscimos, o Botafogo-SP ainda marcou um gol que acabou anulado por impedimento.
Situação e próxima rodada
Com a derrota, o Amazonas permanece na 18ª colocação, com 45 pontos, cinco atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe agora se prepara para um confronto decisivo contra o Paysandu, nesta sexta-feira (14), às 19h, no estádio da Curuzu, em Belém.